Modo Playback

Sugestões para melhoria do programa.

Modo Playback

Mensagempor bgomes » 26 Out 2009, 00:31

Em certos momentos que você obtem uma boa situação, entre os faders do playback fica aquela necessidade de salvar o "estado" de todas os faders para poder voltar posteriormente, uma solução que tenho adotado, talvez por não conhecer bem a interface de playback é controlalos pela MegaDMX Input e salvar a posição dos faders como uma cena na mesa, porém desta forma eu tenho ter todos meus estados no mesmo "numero" e sempre que eu chamar uma cena na mesa tenho que está no numero correspondente, foi uma solução provisória, por não saber se existe outra forma e por enquanto não haver muita documentação sobre essa parte do programa.

Aproveitando o post de sugestão coloco uma duvida junto, em uma versão mais recente do aplicativo surgiu a possibilidade de alterna os "numeros" pela lateral esquerda, porém há dois botões, C e S para que eles servem?
bgomes

Data de registro: 13 Jun 2009, 23:31

Re: Modo Playback

Mensagempor luiss » 03 Nov 2009, 08:00

Oi Bruno!

É verdade isso que vc falou sobre conseguir uma boa situação dos faders no modo playback e poder "salvar" essas posições... ainda não tem uma forma de fazer isso vou pensar em algo para as próximas versões, (versão 2.200 talvez). Como esses faders são algo novo ainda não tinha pensado nisso.

O C (tecla Ctrl) e o S (tecla Shift) são um complemento para o 1,2,3,4,5,6,7,8,9,0...... o que acontece é que com os número vc fica limitado a 10 estágios diferentes... com o C são mais 10 o S mais 10 e C+S mais 10 totalizando assim 40 estagios....

http://www.megadmx.com/wiki/doku.php?id=megadmx2000:estados#estagios

Luis
luiss
Site Admin

Data de registro: 12 Mai 2008, 22:56

Mensagempor luiss » 13 Nov 2009, 14:55

Código: Selecionar tudo
Em certos momentos que você obtem uma boa situação, entre os faders do playback fica aquela necessidade de salvar o "estado" de todas os faders para poder voltar posteriormente...

Oi Bruno, ja coloquei isso na versao 2.100 BETA que esta para download em http://www.megadmx.com/downloads/megaDMX2100BETA.exe, tem uns botoes na parte superior da janela do playback.

Grava com o botão direito do mouse como nos estados e chama pelas teclas Q,W,E,R,T,Y,U,I,O,P.

Luis
luiss
Site Admin

Mensagempor bgomes » 18 Nov 2009, 23:23

Meio surpreso com tantas coisas novas aparecendo nesta versão beta, controle de painéis de led, interfaces..

Que tipo de painéis são estes, eu realmente sou leigo no assunto mas se poder passar algum link com informação é justamente algo que estou querendo conhecer melhor.
bgomes

Mensagempor luiss » 19 Nov 2009, 10:44

Poise Bruno, como eu havia comentado com vc a uns 2 meses (ou 1 mes) eu estava preparando muitas novidades, a idéia ERA que la pelo dia 30 de dezembro eu colocaria o novo site no ar e la estaria todas as novidades de uma vez só mas algumas coisas ja "vazaram".

Para dar suporte aos novos produtos é inevitavel que eu mude o software também e como ja tem o beta do software da pra ver quais serão as novidades.

Principais novidades:
- nova versão 2.100 (suporte paineis de LED, novas funcoes no PLAYBACK, mudança nos quickmacros, biblioteca de cenas, suporte a Interface IP, Art-Net, correcoes de erros, etc...) (só pra windows por enquanto...)
- interface megaDMX IP, é uma interface que é conectada na rede ethernet (recebe 1 numero IP), suporte protocolo de comunicacao especifico e Art-Net, ou seja vai funcionar com o software megaDMX e com praticamente todos os outros softwares do mercado.
- placa de controle DMX - 108 canais LED, a idéia dessa placa é utilizar em projetos personalizados, desde pistas de LED até cortinas de led ai depende da imaginação... esses leds podem ser dispostos em matriz formando um painel que pode facilmente ser controlado pelo software megaDMX. Com essa placa da pra montar um painel pequeno também de 6x6 pontos RGB, 9x12 pontos RGB (usando 3 placas) ou 6x18 pontos RGB (4 placas)
- software megaDMX Art-Net, é um programa que vai fucnionar como um Nodo Art-Net e faz a comuniçao entre as interfaces USB (megaDMX USB, USB SA), com isso da pra usar praticamente qualquer programa de iluminacao com as interfaces, assim não amarra o cliente da interface com o software megaDMX.
- além disso terminei splitter DMX (profissional) e um dimmer de 8 canais DMX para cargas de até 25 Ampéres por canal.

Bóm é mais ou menos isso ainda estou terminando as coisas, imagino que fim de dezembro ou começo de janeiro esteja tudo atualizado no site.

Sobre os painels de LED:

A minha idéia não é fazer paineis de LED, mesmo pq vai vir muita novidade chinesa por ai, com resoluções enormes, esse tipo de produto não da pra fabricar no Brasil, por uma série de fatores... nem vou entrar em detalhes pq todo mundo ja sabe (M.O., imposto...). Além disso esses painéis tem entrada DVI, ou seja vc liga no seu computador ou DVD e ja passa direto o video nos paineis é muito prático e caro também.

Lembrando que o DMX não o protocolo mais adequado para video, o máximo de frames que vc vai conseguir com 512 canais pode na pratica chegar a 25 frames (ou mais talvez...) ... supondo que cada canal seja um pixel (usando modo de 8 bits de cor), vc vai ter uma tela de 22x23 pixels !!! Ou seja uma resolução muito baixa para usar em TELAS.

O fato é que no mercado existem muitos produtos inclusive nacionais (STAR) tipo pistas DMX de LED, cortinas DMX entre outros que utilizam o protocolo DMX para controle. Além de projetos personalizados que utilizam isso. Por isso implementei o controle desses dispositivos dentro do megaDMX, veja que vc pode usar isso para controlar outros dispoistivos, coloque por exemplo 36 canhoes de led formando uma matriz (6x6) e vc pode facilmente controlar isso com o megaDMX. A implementação dos LEDs no megaDMX é uma solução boa pra fazer animações que não sejam muito rapidas e nem muito grandes para Video é inviavel.

Também implementei o suporte a pinéis de LED no megaDMX porque desenvolvi uma placa que controla LEDs também, da pra fazer matrizes de 36 leds RGB por exemplo, vou disponibilizar mais informações aqui no site mais pra frente, além disso a interface IP suporta até 1024 canais DMX (trabalhando no protocolo específico, Art-net o máximo é 512 canais). Ja fiz isso pensando em poder controlar mais placas e poder ter uma resolução um pouco maior. Mas se o objetivo é passar vídeo o melhor é adquirir painéis específicos para isso.

Qualquer dúvida me avise.

Luis
luiss
Site Admin

Mensagempor bgomes » 19 Nov 2009, 16:10

Tanta coisa que fica até difícil de acompanhar tanta evolução, isso sem perder o suporte ao legado! muito bom mesmo!

Nas ultimas semanas eu venho tendo alguns problemas de desconexão da interface, o que normalmente acontece em lugares onde não foi possível usar aterramento e muitas coisas ligadas em poucas fases de energia, como som e canhões de par64, por esse motivo eu que não entendo muito de iluminação estava pesquisando sobre splitter, para fazer o isolamente da interface, e bem interessado no uso de leds, desse comuns até entrei em contato com algumas fabricas como a ions e consultei representantes locais de empresas como star etc, a ideia era exatamente poder fazer animações simples, como letreiros etc, também estive olhando a possibilidade de se fazer isso com lasers de desenho, porém é necessário utilizar lasers muito potentes para se obter bons resultados em ambientes claros o que custa muito caro!!.

Irei esperar até que tudo já esteja disponível, e poder montar uma solução que atenda minhas necessidades.

Parabéns pelo trabalho, no que eu poder ajudar estou a disposição.
bgomes

Mensagempor luiss » 19 Nov 2009, 19:43

Sim tens razao, em sistemas "maiores" pode acontecer esse problema de desconexão, o ideal é aterrar todo o sistema (notebook+luzes) quando possivel ou em instalações fixas. A interface isolada e/ou splitter resolvem esse problema, fiz um modelo de splitter que é totalmente isolado e tem fontes individuais. Estou fazendo os projetos novos todos isolados, mas ainda vou dar a opção sem isolação interna pois o preço desse isolamente ainda é alto.

Luis
luiss
Site Admin

Mensagempor bgomes » 20 Nov 2009, 04:14

Quando o splitter estiver disponível comercialmente lembre-se de me avisar, pois tenho muito interesse, tenho notado atraso na entrega dos sinais para os aparelhos acredito que nisso o splitter pode ajudar e principalmente o fato das desconexões da porta usb que acontecem eventualmente. Para min é estranho q isso também acontece com a interface input.
bgomes

Retornar para Sugestões