por luiss » 19 Nov 2009, 10:44
Poise Bruno, como eu havia comentado com vc a uns 2 meses (ou 1 mes) eu estava preparando muitas novidades, a idéia ERA que la pelo dia 30 de dezembro eu colocaria o novo site no ar e la estaria todas as novidades de uma vez só mas algumas coisas ja "vazaram".
Para dar suporte aos novos produtos é inevitavel que eu mude o software também e como ja tem o beta do software da pra ver quais serão as novidades.
Principais novidades:
- nova versão 2.100 (suporte paineis de LED, novas funcoes no PLAYBACK, mudança nos quickmacros, biblioteca de cenas, suporte a Interface IP, Art-Net, correcoes de erros, etc...) (só pra windows por enquanto...)
- interface megaDMX IP, é uma interface que é conectada na rede ethernet (recebe 1 numero IP), suporte protocolo de comunicacao especifico e Art-Net, ou seja vai funcionar com o software megaDMX e com praticamente todos os outros softwares do mercado.
- placa de controle DMX - 108 canais LED, a idéia dessa placa é utilizar em projetos personalizados, desde pistas de LED até cortinas de led ai depende da imaginação... esses leds podem ser dispostos em matriz formando um painel que pode facilmente ser controlado pelo software megaDMX. Com essa placa da pra montar um painel pequeno também de 6x6 pontos RGB, 9x12 pontos RGB (usando 3 placas) ou 6x18 pontos RGB (4 placas)
- software megaDMX Art-Net, é um programa que vai fucnionar como um Nodo Art-Net e faz a comuniçao entre as interfaces USB (megaDMX USB, USB SA), com isso da pra usar praticamente qualquer programa de iluminacao com as interfaces, assim não amarra o cliente da interface com o software megaDMX.
- além disso terminei splitter DMX (profissional) e um dimmer de 8 canais DMX para cargas de até 25 Ampéres por canal.
Bóm é mais ou menos isso ainda estou terminando as coisas, imagino que fim de dezembro ou começo de janeiro esteja tudo atualizado no site.
Sobre os painels de LED:
A minha idéia não é fazer paineis de LED, mesmo pq vai vir muita novidade chinesa por ai, com resoluções enormes, esse tipo de produto não da pra fabricar no Brasil, por uma série de fatores... nem vou entrar em detalhes pq todo mundo ja sabe (M.O., imposto...). Além disso esses painéis tem entrada DVI, ou seja vc liga no seu computador ou DVD e ja passa direto o video nos paineis é muito prático e caro também.
Lembrando que o DMX não o protocolo mais adequado para video, o máximo de frames que vc vai conseguir com 512 canais pode na pratica chegar a 25 frames (ou mais talvez...) ... supondo que cada canal seja um pixel (usando modo de 8 bits de cor), vc vai ter uma tela de 22x23 pixels !!! Ou seja uma resolução muito baixa para usar em TELAS.
O fato é que no mercado existem muitos produtos inclusive nacionais (STAR) tipo pistas DMX de LED, cortinas DMX entre outros que utilizam o protocolo DMX para controle. Além de projetos personalizados que utilizam isso. Por isso implementei o controle desses dispositivos dentro do megaDMX, veja que vc pode usar isso para controlar outros dispoistivos, coloque por exemplo 36 canhoes de led formando uma matriz (6x6) e vc pode facilmente controlar isso com o megaDMX. A implementação dos LEDs no megaDMX é uma solução boa pra fazer animações que não sejam muito rapidas e nem muito grandes para Video é inviavel.
Também implementei o suporte a pinéis de LED no megaDMX porque desenvolvi uma placa que controla LEDs também, da pra fazer matrizes de 36 leds RGB por exemplo, vou disponibilizar mais informações aqui no site mais pra frente, além disso a interface IP suporta até 1024 canais DMX (trabalhando no protocolo específico, Art-net o máximo é 512 canais). Ja fiz isso pensando em poder controlar mais placas e poder ter uma resolução um pouco maior. Mas se o objetivo é passar vídeo o melhor é adquirir painéis específicos para isso.
Qualquer dúvida me avise.
Luis